Podemos encontrar, na primeira parte, uma edição falsa do “New York Times”, com apenas boas notícias, editadas e distribuídas pelo coletivo “Yes Men”, em 2008, anunciando o fim da guerra do Iraque, em um milhão de exemplares; ou ainda uma explicação sobre a manipulação de vídeos, também conhecida como as “deep fakes” — sobre o assunto, temos uma entrevista com o craque das “deeps”, o humorista e jornalista Bruno Sartori, um sucesso na Internet.
Além disso, Simon Weckert, um dos artistas convidados, montou uma peça para demonstrar como criar um engarrafamento falso com 90 “smartphones” num carrinho de mão. Outra peça espelha a forma como as notícias falsas se disseminam, em apenas algumas horas, através das redes sociais. Muito interessante.
Fake News
Fondation EDF
6, Rue Récamier — 75007 — Paris
Até 30/01/2021
____________________________________________________________________________________________________
Hôtel des Tours Duo
51, Rue Bruneseau — 75013
____________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________
Agora, se você vier à cidade, pode visitar obras do mestre catalão atualmente em cartaz, até 2 de janeiro, na mostra “Gaudí, arquiteto da imaginação”, no Atelier des Lumières (Paris, XI arrondissement).
De 11/04 a 24/07/2022
Musée d’Orsay
1, Rue de la Légion d’Honneur — 75007 — Paris
__________________________________________________________________________________________________
Curiosidades urbanas: um dos passeios mais interessantes é observar as portas de alguns imóveis que são verdadeiras obras de arte do “savoir-faire” (habilidade) francês. Os puxadores dessas portas são uma atração à parte — verdadeiras esculturas criadas em épocas diferentes. Selecionei alguns para vocês.
___________________________________________________________________________________________________
Visite também www.parisporpaulopereira.com
@parisporpaulopereira
___________________________________________________________________________________________________