O que a maioria dos brasileiros quer fazer depois da vacina? É o que pesquisou a empresa de tecnologia Orbit Data Science, entre fevereiro de 2020 (seis dias antes do registro do primeiro caso de Covid no Brasil) e junho deste ano, a partir de mais de 2 mil comentários de usuários em redes sociais. O estudo foi dividido em quatro fases.
O primeiro gráfico traz todas as expectativas concentradas, principalmente, em cinco categorias, que respondem por 68,1% do total: “Frequentar Lugares (a vencedora foi passar tempo fora de casa, com 4,4%)”, “Festejar (vou beber, com 4,1%)”, “Estar com Pessoas (encontrar amigo ganhou com folga de fazer sexo e beijar na boca, com 3,9%)”, “Aplicação da Vacina (vou criar uma memorabília, com 3,8%, sobre guardar objetos usados na pandemia como souvenir)” e “Sentimento (“extravasar” foi a principal opinião do estudo, com 7,6% do total).
“A expectativa com a imunização é tão grande, e construída por tanto tempo, que os planos não são restritos à retomada de uma ‘vida normal’. O ato torna-se um marco, e como tal é planejado e comemorado”, explica Fernando Hargreaves, sócio da Orbit Data Science.