Luana de Moraes, a primeira negra reitora de um centro de ensino superior estadual do Rio, a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), vai ganhar, nesta sexta (06/08), a medalha Chiquinha Gonzaga, criada para homenagear mulheres destacadas em causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais.
Luana, 43 anos, foi empossada por Cláudio Castro, governador do Rio, em março, na instituição, que reúne, em dez cursos, dois mil alunos, sendo 31% vulneráveis. “Eu sei perfeitamente, pela minha história de vida particular e acadêmica, o quanto é difícil alcançar os lugares que não foram previstos para nós”, diz Luana, que sempre estudou em escola pública e passou a se interessar por ciência enquanto estudava para o vestibular.
Ela cursou Engenharia Química na Universidade Federal Rural (UFRRJ) e, em 2009, começou a dar aulas na Uezo. Em 2017, tornou- se vice-reitora do centro universitário, onde atua orientando alunos de graduação e pós-graduação em pesquisas sobre energia renovável, em parceria com Inmetro.