Enquanto livrarias fecham, o jornalista Giuseppe Zani acaba de abrir uma loja física do sebo Jacaré Livros, no Largo do Machado, que já funcionava online. Giuseppe trabalhou por 15 anos na Petrobras, com gestão de projetos de cinema e literatura. “A vontade de ter uma livraria sempre foi um desejo bem controlado. Fiz mestrado em Literatura e sempre estive envolvido com livro e cultura. Nesse momento do País, minha saída da empresa foi exatamente para abrir a minha livraria”, conta ele.
Mas não seria um passo arriscado? “Tem gente que tem me falado em loucura, coragem ou resistência; até me dá um certo calafrio porque eu acredito na viabilidade. Eu conversei, fiz contas e acredito de verdade nisso. Acho que a pandemia trouxe essa urgência pessoal, encurtou horizontes, quer dizer, para mim, já não dava mais para adiar. Foi, praticamente, uma questão ética. A vida é cada vez mais aqui e agora.”
Você gostou da história de Giuseppe? Todo sebo depende de doações para sobreviver: Rua das Laranjeiras 21, loja 18. (O Instagram é @jacarelivros.com.br).