A capa de um quadrinho da editora Devir, a ser lançado em setembro, causou um frisson nos fãs de HQs nas redes, nesta quarta (11/08). A princípio, o quadrinho italiano ganhou o título de “Como Antigamente”, escrito e desenhado por Alfred, com 224 páginas coloridas, sobre dois irmãos numa viagem de carro voltando para sua terra natal. No entanto, a Devir trocou pelo original “Come Prima”, ou seja, uma tradução com teor um tanto quanto rodriguiano.
É que a Delcourt, responsável por publicar a obra originalmente, teria impedido a tradução do título para o Brasil, mas, em comunicado, a Devir disse: “Sabemos que ficaram empolgados com o título…. Mas calma, pessoal! Por enquanto, só estamos divulgando o título original, ok?”
Ou seja, mesmo sem querer, o marketing veio de graça, junto com a repercussão — se fosse o pessoal da geração X ou ainda dos millennials (nascidos entre meados da década de 1960 e o início da década de 1980 e entre 1982 e 1994), isso nunca teria acontecido já que “Come Prima” é uma canção muito famosa na voz do italiano Tony Dallara, hoje com 85 anos, e regravada por Caetano Veloso e Gilberto Gil no álbum e DVD “Dois Amigos, um Século de Música” (2015), sem o título nunca ter chamado atenção.