Luciano Bandeira, presidente da OAB-RJ, vai inaugurar a primeira Casa da Advocacia do Brasil dentro de um complexo penitenciário, o Bangu, no Dia Nacional da Advocacia (11/08), às 9h30. As obras começaram no fim de junho e foram feitas pelos próprios presos (em troca de diminuição do tempo de pena) e o espaço vai oferecer aos advogados de todas as áreas, principalmente aos criminalistas, mais conforto e melhor estrutura para trabalhar. “A Casa coroa nosso compromisso de dar visibilidade e dignidade ao profissional que diariamente frequenta unidades prisionais e encontra estruturas precárias, por vezes até tendo suas prerrogativas violadas”, diz Bandeira.
A Casa funciona numa espécie de estande climatizado na área externa dos presídios, com computadores para fazer petições online, um espaço de coworking, uma copa, além de banheiros. “Os advogados vão poder fazer qualquer ação, antes feita fora daquele espaço pela impossibilidade de entrar no local com notebooks pessoais e vão poder também atender os familiares dos presos”, completa Luciano.
Atualmente, numa das galerias do complexo de Bangu estão cerca de 70 presos, todos com diploma de curso superior ou envolvimento em investigações da operação Lava Jato. Entre eles, Dr Jairinho, ex-vereador acusado de matar o enteado, Henry Borel; e o ex-governador Sérgio Cabral, preso desde 2016 e condenado a 392 anos, dois meses e cinco dias de prisão.
Também pelo Dia do Advogado, o Cristo Redentor será iluminado de vermelho nesta quarta (11/08), das 20h às 21h, assim como o prédio da OABRJ na Avenida Marechal Câmara, 150, no Centro. A cor remete ao rubi, pedra que simboliza a profissão.