A nova expedição da Família Schurmann (Vilfredo, Heloisa e os filhos Pierre, David e Wilhelm), “Voz dos Oceanos”, tem data para chegar ao Rio. De 24 e 29 de setembro, o veleiro vai ancorar na BR Marinas Paraty. Já entre 2 e 8 de outubro, o destino vai ser a Marina da Glória, onde os velejadores vão conhecer o trabalho do grupo BR Marinas para a proteção do meio ambiente – é que a expedição, que tem o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, verifica a situação dos oceanos, principalmente a invasão de plástico, micro e nanoplástico, nos mares.
A missão vai durar dois anos. Os velejadores e demais tripulantes passarão por 60 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia. A família, que fez três voltas ao mundo nos últimos 37 anos, viu de perto o sofrimento dos oceanos. “É muito triste saber que tantos animais morrem diariamente ao ingerirem plástico, incluindo tartarugas, baleias e aves marinhas. Afinal de contas, cerca de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos. E, se não apostarmos em medidas de contenção, a situação ficará ainda mais grave, podendo triplicar esse volume até 2040. Precisamos mudar de atitude o mais rápido possível”, diz Heloisa.
Tudo isso, a bordo do veleiro Kat (em homenagem à filha do casal que morreu em 2013), com seis cabines, duas salas, uma cozinha e três banheiros, todo criado com soluções sustentáveis. Usa energia eólica, hídrica e solar, além de ter geradores de baixo consumo.