O Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio) e a Alerj fazem o encontro “Redução de ICMS — Retomada na Gastronomia do Rio”, nesta terça (27/07), às 19h, no Rio Scenarium, na Lapa, com representantes do setor, para divulgar a lei que reduziu a alíquota de ICMS de 4% para 3% nas refeições, além de debater outras medidas.
A ideia, tanto do encontro como da proposta de redução, foi de Fernando Blower, presidente do SindRio e também sócio do Meza Bar (Botafogo), que convidou para o encontro o governador Cláudio Castro e o deputado André Ceciliano, presidente da Alerj.
Com a lei, o sindicato espera um aumento de 20% na arrecadação do setor. O segmento emprega mais de 170 mil pessoas, com mais de 11 mil empresas, no estado do Rio. “Sabemos que, durante a pandemia, muitas empresas tiveram que fechar e, se não voltarmos com algum incentivo para esse setor, seguramente mais de 25% desses estabelecimentos não vão ter condição de reabrir. Precisamos criar todas as condições para ter um Rio melhor, e esperamos reabrir todos os que foram fechados, além de trazer novos investimentos”, disse Ceciliano.