Reações adversas a remédios se referem aos efeitos indesejáveis, desconfortáveis ou perigosos que um fármaco pode ter. É uma resposta não intencional e não esperada ao uso desse medicamento.
Do mesmo modo, você sabia que existem reações adversas da falta de controle das finanças nas nossas vidas? Elenquei aqui algumas delas, que me chamam mais a atenção:
1 — Problemas de saúde
Quem nunca ouviu falar que estresse pela falta de grana poderia causar úlceras no estômago? E o que dizer da dor de cabeça por não saber como irá conseguir pagar o aluguel do mês seguinte?
2 — Sono ruim
Uma coisa acaba levando à outra, certo? A falta de planejamento pode causar insônia ou um sono ruim, em que a pessoa acorda várias vezes durante a noite. Impossível trabalhar no dia seguinte em plena forma!
3 — Problemas conjugais
Estar com as finanças apertadas também é um causador de desavenças entre casais. Quando a grana fica curta, tudo vai ficando mais difícil. Nesse cenário, alguns pequenos problemas acabam crescendo ao longo do tempo, gerando, mais e mais, desentendimentos em casa.
E, pra não dizer que também não falei do lado positivo para um cuidado atento com as finanças, vamos ver alguns efeitos positivos:
1 — Liberdade financeira
Liberdade financeira é sinônimo de mais oportunidades para fazer o que gosta, quando bem entender e não ficar preso naquilo que não faz sentido por falta de recursos financeiros. Como exemplos, penso em escolher a melhor escola para o seu filho, poder arcar com o curso que você tanto queria ou então aquela viagem dos sonhos (quando a pandemia deixar….).
2 — Oportunidade de trabalhar pelo seu propósito
Nada melhor do que acordar na segunda-feira e estar feliz em ter que trabalhar naquela semana. Poder se planejar financeiramente e estar preparado para trabalhar pelo seu propósito é maravilhoso. É muito bom poder deixar de trabalhar naquele emprego chato por causa somente do salário no final do mês.
3 — Longevidade tranquila
O cuidado com as finanças possibilita uma longevidade mais tranquila, sabendo que não faltarão recursos para uma boa saúde, uma boa moradia e estar perto de quem você ama.
É claro que esses não são os únicos efeitos adversos (e positivos), mas já deu para notar o quanto tudo se encaixa e se complementa, certo? Cuide-se e cuide da sua vida financeira, até porque as duas coisas estão bastante interligadas!