Como tem acontecido em outros países, o Ambulatório São Lucas, da PUC-RJ, na Gávea, reuniu especialistas de diferentes áreas para lançar uma clínica especializada em síndrome pós-covid, em funcionamento desde a última semana, a preços populares. São médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da saúde que vão identificar o correto diagnóstico e encontrar os melhores tratamentos para cada caso.
“Sabemos que um terço dos pacientes vão ter essa síndrome. Tudo o que acontece nas primeiras quatro semanas está relacionado à covid, mas, nas outras 12 semanas, não está, mas sim à síndrome, que é a inflamação causada pelo vírus. Têm surgido muitas queixas de dor crônica por causa da neurite (inflamação nos nervos), de diabetes e outras doenças autoimunes, tonturas, alteração da pressão, desmaios, perda da memória, fadiga etc. Tudo isso é muito novo; os melhores artigos publicados são bons, mas muito vagos, então é preciso acompanhamento”, diz o infectologista e epidemiologista Bruno Scarpellini, professor da PUC. Para agendar consulta, informações no WhatsApp (21) 9 9220-1002 ou nos (21) 3527-2501 / 3527-2502.
Estima-se que o Brasil tenha mais de 1,5 milhão de casos de síndrome pós-covid. Como publicado aqui, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, referência no tratamento da covid no Rio, também inaugurou, em junho, o Centro de Reabilitação Pós-Covid.