numero:✓ O Guimas vai fazer 40 anos, e vamos mexer nesse cardápio? Por enquanto, peça o camarão de Antônio Neves da Rocha. Ao lado, no Guita (novinho), peça o que a chef Carolyna Vaz mandar, começando com a burrata. Que tal? Vamos botar a cara na rua para o vento bater!
numero:✓ Uniforme oficial do inverno carioca: bermuda e moletom; se encontrar alguém assim, tenha certeza de que o frio continua. Quem tem alguém pra se aquecer nem pensa nisso. Hahahhaha!
numero:✓ “Criolo em 3 atos”, só de sambas, gravado no Teatro Unimed, em São Paulo, com direção de Monique Gardenberg. O primeiro ato vai estar no site do teatro, a partir desta sexta (30/07), às 21h.
numero:✓ Tente reservar um tempinho no fim de semana (15 minutos) para separar aquele casaco mofando no armário, a meia esquecida no fundo da gaveta, o cobertor encostado no baú. Tira a bunda do sofá e sabe o que fazer com eles, né? Não precisa dar seus edredons de ganso húngaro ou as mantinhas de cashmere, as sobras, e tudo ótimo.
numero:✓ Neste sábado (31/07), a partir das 20h, a 22ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa comemora os 75 anos do pernambucano Alceu Valença com pocket shows de Adriana B, Geraldo Azevedo, Heberth Azzul, João Cavalcanti e Nico Rezende, além da tradicional apresentação do anfitrião do evento, Cláudio Lins, acompanhado do pianista Heberth Souza. No YouTube (/tvziriguidum).
numero:✓ Rolando nas redes: “Olimpíadas do frio: lavar os pés — bronze; lavar o rosto — prata; tomar banho — ouro.”
numero:✓ Hora do recreio no zoom: “Você viu que fulana foi embora pra Portugal”? E a outra: “Vai ser melhor pra ela. No Rio, com meia dúzia de exceções, só tem pobre — não dá! Ela é sócia do clube amor-não-tem-hora-tem- diamantes.”
numero:✓ Sob o comando do maestro Felipe Prazeres, a Opes faz dois concertos neste sábado (31/07), às 11h e às 20h, com a história infantil “Pedro e o Lobo”, de Serguei Prokofiev, com narração de Tadeu Aguiar; e um tributo aos maestros Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos, com participação especial de Jane Duboc e Zé Renato.
numero:✓ Sobre as regras de Eduardo Paes para a festa de setembro com feriado municipal: qual é o vírus que respeita feriado?
numero:✓ A cantora Margareth Menezes faz show pelo projeto “Live pela arte”, do Blue Note, nesta sexta (30/07), a partir das 21h, no YouTube (/bluenoterio e /bluenotesp).
numero:✓ Amiga da coluna, em conflito de personalidade: “Meu atual status é extrovertida com fobia social.”
numero:✓ De José Simão: “Olimpíada deixa a gente exausto. Mal acordamos, e já tem gente nadando, correndo, pulando!”
numero:✓ Por falar nisso, se você é insone ou fanático por esporte, aproveite e vire a madruga: no sábado (31/07), handebol feminino de Brasil x Suécia, às 4h15; vôlei feminino Brasil x Sérvia, às 4h25; futebol masculino Brasil x Egito, às 7h; vôlei masculino Brasil x França, às 23h05. No domingo (01/08), handebol masculino Brasil x Alemanha, às 7h30; handebol feminino Brasil x França, às 23h.
numero:✓ Desta sexta até 8 de agosto, o BioParque do Rio apresenta uma exposição inédita com peças do acervo familiar de Burle Marx, uma homenagem do parque para comemorar os 112 anos do paisagista. O parque tem um jardim assinado por ele e que foi revitalizado, que é a casa dos flamingos. Informações e ingressos no link.
numero:✓ Novo termo para a cisma com pessoas no mundo online, o sentimento mais antigo que a própria humanidade: bode virtual.
numero:✓ Aos fãs do cinema e que vão aproveitar o frio pra ficar debaixo das cobertas, ainda está rolando a primeira edição online do Festival do Rio, com 15 produções de diversos países, até este sábado (31/07). A programação está no site.
numero:✓ De Tutty Vasques: “O marido de Joice Hasselman chamava a patroa carinhosamente nas mensagens de ‘minha Sultana’, que vem a ser a favorita do harém do sultão. Pode ser uma pista!”
numero:✓ E também tem teatro online, com estreia de “Cascavel”, com Carol Cezar e Fernanda Heras. Diariamente, a qualquer horário, com acesso pelo Sympla.
numero:✓ A “1ª Mostra de Teatro On-Line APTI”, da Associação de Produtores Teatrais Independentes, exibe espetáculos on demand previamente gravados para arrecadar dinheiro para o Fundo Marlene Colé, que vem apoiando os profissionais das artes cênicas. Sábado e domingo (31/07 e01/08), temos “Madame Blavatsky”, com Mel Lisboa; “Meu amigo Charlie Brown”, com Tiago Abravanel; e “Alma despejada”, com Irene Ravache. As peças podem ser vistas em qualquer horário, a partir de R$ 10, no site da APTI.
numero:✓ No presencial, em cartaz a “A vida passou por aqui”, com texto de Cláudia Mauro, direção de Alice Borges e atuação de Cláudia Mauro e Édio Nunes, no Teatro Petra Gold, no Leblon, domingo (01/08), às 19h. Informações no 2529-7700.
numero:✓ Aproveite: é o último fim de semana da mostra “Escolha do artista na Coleção Roberto Marinho”, na Casa Roberto Marinho, com obras de Antônio Manuel, Beth Jobim, Cristina Canale, Raul Mourão e Waltercio Caldas em diálogo com trabalhos do acervo da Casa, até este domingo (01/08).
numero:✓ Dica pra maratonar: minissérie “Hilda Furacão”, de 1998, de Glória Perez, agora no GloboPlay – nessa quinta (29/07), alcançou o primeiro lugar entre os mais vistos do streaming. A história da moça mineira que vai para um bordel na mesma noite em que desiste de se casar, estreia de Ana Paula Arósio, bonita, gostosa e talentosa, na Globo, hoje reclusa. São 32 capítulos — rapidinho!
numero:✓ Para refletir, do professor de Cabala Shmuel Lemle: “O que torna uma situação negativa é você considerá-la negativa. A situação não é negativa em si. É um desafio, é uma oportunidade de crescimento. Pode até ser desconfortável ou dolorosa, mas não quer dizer que seja negativa. Crescer dói. O fato de ser doloroso não quer dizer que seja mau. Não chame de problema, chame de desafio. Problema derruba e bota para baixo. Desafio eleva, fortalece e nos faz evoluir.”