Que tal a quadra “Paraíso do Basquete”? Um projeto da plataforma Payback em parceria com Mirante Rocinha, que levou cor e esporte à maior favela da América Latina. “A criação da quadra no Mirante foi um sucesso! Nesse projeto, sempre fazemos um processo colaborativo, onde conseguimos reunir a comunidade local, projetos sociais, parceiros institucionais e nossa equipe, por um único objetivo: colorir e transformar a vida de todos, tanto das pessoas que participaram quanto das pessoas que vão visitar, e dos projetos sociais que vão usar as quadras”, diz Daniel Lorio, fundador do Payback e ex-atleta profissional de basquete. Quem quiser, é só chegar e usar a quadra, a 50m da Escola Americana.
A quadra tem o nome de um atleta local: Leandro Discreto, apelido de Leandro Souza de Lima, 36 anos, integrante da seleção de basquete brasileira 3×3 (com três em cada time), nascido e criado na favela da Rocinha, que sempre usou as quadras públicas da cidade, passou por clubes como Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo antes de migrar de vez para o basquete 3×3.
A arte na quadra do Mirante foi criada pelo artista Antonio Ton, inspirada no azul e laranja do céu visto dali (é uma vista inacreditável!). Para colorir os 216 metros quadrados, foram usados 200 litros de tinta Coral Pinta Piso.