Será realizado na Casa Firjan, nesta sexta (18/06), o debate “Desafios e oportunidades para a Cidade do Rio”, com a Prefeitura, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) e diretores de várias multinacionais francesas — é sabido que a França é o país que mais investe no estado do Rio e o terceiro maior no Brasil. Do encontro, vão participar Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan; Patrick Sabatier, presidente da CCIFB; Brigitte Collet, embaixadora da França no Brasil; o prefeito Eduardo Paes; e vários secretários municipais, presidentes e diretores de multinacionais francesas.
“A França tem uma parceria histórica com o Brasil e responde por um dos maiores volumes de investimentos estrangeiros diretos no País, nas mais diversas áreas. No Rio, essa parceria se dá ainda com a presença marcante da cultura francesa na cena cultural da cidade. Por tudo isso, só temos motivos para celebrar este momento e reforçar a importância das companhias francesas no processo de retomada dos investimentos no Rio”, diz Eduardo Eugênio.
Se o calendário de vacinação for cumprido, a cidade volta com tudo, já no segundo semestre deste ano; daí, a necessidade de uma conversa sobre os próximos desafios. “Estamos reunindo um time de peso da prefeitura para debater as ações e projetos que estamos adotando para garantir uma retomada econômica sustentável”, diz Paes.
Participam cinco multinacionais francesas, desde infraestrutura de energia e transporte até beleza, hotelaria e turismo. Segundo dados da Firjan, nos últimos anos, a França investiu R$ 21,8 bilhões no Rio (de um total de R$ 50 bilhões em investimentos no País). Atualmente, mais de mil empresas francesas estão instaladas no Brasil, empregando diretamente mais ou menos 500 mil pessoas. Para acompanhar o debate, é este o link, a partir das 10h30.