Foi aprovado, em 2ª discussão, nessa quinta (20/05), o projeto de lei que reconhece a Rua Dias Ferreira, no Leblon — a mais polêmica da pandemia —, como Polo Gastronômico da Cidade, de autoria dos vereadores Marcelo Queiroz, Carlo Caiado e Rafael Aloísio Freitas. Agora só depende da aprovação do prefeito que, claro, não deve negar.
A rua já é um polo há muitos anos, mas a vantagem de estar no papel é que a Prefeitura passa a ter uma responsabilidade maior na gestão pública do espaço, com limpeza, iluminação, ordenamento e segurança. Ou seja, pode ser uma boa notícia para os moradores, já que outras ruas movimentadas, como em Botafogo (próximo ao metrô), virou polo e ficou, digamos, tudo mais sossegado; e ruim para os empresários pela maior fiscalização em todos os aspectos.
Enquanto isso, moradores marcaram uma reunião para este sábado (22/05), na Praça Cazuza, a partir das 10h, para discutir exatamente sobre a ocupação desordenada dos bares e restaurantes, além do barulho nas madrugadas.