Começo esta matéria, mostrando a foto de um prédio de 1936 recém-inaugurado e com todas as varandas abertas. Trata-se do Edifício Serrado, na Rua Rainha Elizabeth, n° 309, em Copacabana.
O Serrado é um lindo e bem preservado exemplar do estilo art déco, muito comum no bairro, na década de 1930. O portão de ferro original, com formas geométricas, é só um “aperitivo” para o fantástico interior, repleto de mármores raros e luminárias antigas.
Os corredores sinuosos do hall dão ao visitante e aos moradores uma sensação de caminhar num túnel do tempo que termina num elevador preservado, onde tive a grata surpresa de encontrar a fotografia, de 1936, do próprio edifício. Algumas sacadas da sua fachada art déco já foram fechadas. Em compensação, as maiores varandas (dos apartamentos que dão para a Rainha Elizabeth) continuam quase que abertas por inteiro.
O Serrado tem duas entradas; a outra fica na Rua Conselheiro Lafaiete, n° 29. São praticamente dois blocos de seis andares e dois apartamentos, com cerca de 120 m2 cada um, por pavimento. Em frente, encontra-se a Praça do Poeta, com um monumento em bronze erguido em 1922, para homenagear o Rei Alberto I da Bélgica. Pode ser visto tanto na foto de 1936 quanto nas de 2021. Pura história bem ao lado das praias de Ipanema e Copacabana.