Quem nunca ouviu que a coisa mais linda de Niterói é a vista do Rio? Agora, a cidade vizinha vai participar ativamente das comemorações pelos 90 anos do Cristo Redentor, no dia 12 de outubro. Axel Grael, prefeito de Niterói, e o padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, assinaram um termo de cooperação nessa terça (18/05), incluindo a cidade no calendário de atividades que vai até novembro.
A programação começa em setembro, com a abertura da exposição “Cristo Redentor — Divina Geometria”, de Oskar Metsavaht, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Ingá, projetado por Oscar Niemeyer. A mostra é parte da 11ª edição do ArtRio. Já no dia 22 de novembro, quando Niterói faz 448 anos, a imagem do Cristo será iluminada com as cores da bandeira da cidade. “Temos grande afinidade pelo Cristo, que é um patrimônio do Rio e do Brasil e, também, parte de Niterói. Fico muito feliz por nossa cidade estar integrada nessa programação, que vai fomentar ainda mais o turismo entre os dois municípios”, disse Axel.
Um circuito de luzes com efeitos especiais, entre o Cristo e o MAC, também foi planejado durante as comemorações, partindo do ArtRio, na Marina da Glória. E mais: uma luneta vai ser instalada na escadaria do Cristo, apontando para o museu niteroiense. “A união será com conteúdo artístico, integrando o Cristo e o MAC, que é um importantíssimo equipamento cultural brasileiro, e a ArtRio”, disse Brenda Valansi, presidente do ArtRio.