Entre os mais de 400 mil mortos no Brasil, agora está Paulo Gustavo, de 42 anos. O artista, vitorioso por si, virou estatística nesta terça (04/05), depois de quase dois meses internado do hospital Copa Star, em Copacabana. A comoção pelo ator foi de fora a fora, desde o início, quando ninguém jamais imaginou esse desfecho. E a boataria invadiu as redes, trazendo uma angústia coletiva.
Paulo Gustavo, com seus personagens leves, conscientes, atuais, conquistou um país inteiro, virando um fenômeno das bilheterias. “Minha Mãe é uma Peça 3”, de 2019, foi a maior bilheteria da história do cinema nacional, com R$ 143,9 milhões arrecadados, com mais de 10 milhões de espectadores, superando o topo, que era ocupado pelo segundo filme da série, “Minha Mãe é uma Peça 2”, lançado em 2016, todos inspirados em Déa Lúcia, mãe do ator.
Ele jamais se esqueceu de Niterói, onde nasceu, cidade retratada nas peças, nos filmes e na própria vida. Axel Grael, prefeito da cidade, falou à coluna sobre o ator: “Paulo Gustavo reúne talento, carisma e empatia, qualidades que o fizeram conquistar o coração dos brasileiros. Sua inteligência privilegiada e humor contagiante se tornaram fundamentais em nosso cotidiano. Sempre foi um orgulho para os niteroienses vê-lo brilhar nos palcos e telas. Niterói, aliás, é um tema recorrente do humorista que, com muito carinho, divulga e projeta a imagem da cidade. Estamos juntos nessa corrente, emanando boas energias para ele e seus familiares”.
Os amigos são muito ligados à família do ator — a ponto de fazerem novena por grupo de WhatsApp junto ao pai, Júlio Márcio, a madrasta, Penha, além de Thales Bretas, marido de Paulo, e Ju Amaral, irmã, duas vezes ao dia, durante todos os dias, desde a internação, inclusive no quarto de Paulo, no Copa Star, momentos antes da morte. Aliás, as orações foram muitas, correntes, padres, redes sociais, online, presenciais… infinitas. Toda a classe artística esteve informada do passo a passo por Suzana Garcia, que, além de diretora de “Minha Mãe é uma Peça 3” e irmã de Mônica Martelli, íntima amiga de Paulo, é médica.
Pelo destino, o último post de Paulo foi em homenagem ao aniversário do marido, Thales, no dia 13 de março: “Hoje é aniversário dele, do amoooooor da minha vida! Qualquer coisa que eu colocar aqui não será fiel ao que eu quero exatamente dizer pra ele! Então, eu vou dizer ao vivo, e aqui fica sendo apenas um post pra dizer pro Brasil inteiro que eu sou loucamente apaixonado por vc! Te amo @thalesbretas! Feliz Aniversário.”
Os dois se casaram em 2015, numa festa no Parque Lage. Em agosto de 2019, eles anunciaram o nascimento dos filhos, Romeu e Gael, de barrigas de aluguel diferentes. É luto fechado no Brasil.