Mais ou menos 50 moradores do Leblon se reuniram na Praça Cazuza, na manhã deste sábado (22/05), e saíram rumo à Rua Dias Ferreira para protestar contra o furdunço. A principal reclamação dos protestantes, que levaram uma faixa improvisada com a frase “respeito aos moradores”, é a ocupação desordenada dos bares e restaurantes e, consequentemente, o barulho e o surgimento de ambulantes.
Eles se organizaram por e-mail e pretendem chamar a atenção do prefeito Eduardo Paes para as regras descumpridas do decreto, cuja última atualização diz que o “consumo é permitido apenas para clientes sentados, distanciamento mínimo de 2 metros entre mesas e cadeiras, grupos de oito pessoas por mesa e música ao vivo até as 23h”.
Como publicado aqui, foi aprovado, em 2ª discussão, nessa quinta (20/05), o projeto de lei que reconhece a Rua Dias Ferreira como Polo Gastronômico da Cidade, de autoria dos vereadores Marcelo Queiroz, Carlo Caiado e Rafael Aloísio Freitas. Com isso, espera-se que a Prefeitura faça o ordenamento da região, evitando, assim, os excessos, já que a fiscalização, na teoria, seria bem maior e eficaz.