“Ouça mais, fale menos”. Tenho certeza de que você deve ter ouvido essa frase mais de uma vez. Muitas pessoas sabem que devem ouvir mais; poucas, porém, praticam de fato.
Quantas vezes, marquei compromissos para apresentar meu trabalho com pessoas que diziam ter muito pouco tempo e não poderiam disponibilizar mais do que 15 a 30 minutos para me ouvir…
Entretanto, uma vez na reunião de apresentação, eu começava a fazer perguntas e a ouvir, com interesse genuíno, ao invés de falar de mim, do meu método e dos meus cursos e treinamentos.
O que acabava acontecendo? Com muita frequência, essas pessoas “muito ocupadas”, “sem tempo para nada” e “sem tempo para me ouvir”, acabavam disponibilizando o dobro ou até o triplo do tempo previsto inicialmente.
Percebi que, de modo geral, as pessoas não querem saber o que a gente faz; pelo menos, não num primeiro momento. Elas querem ser ouvidas primeiro, sentir-se importantes e ter certeza de que você as compreende e consegue se colocar no lugar delas de verdade. Querem se sentir ouvidas e compreendidas.
Isso se chama “confiança”. Ouvir o outro com empatia – demonstrando um interesse genuíno – gera confiança. De repente, a pessoa se abre e passa a priorizar esse momento de conversa e apresentação com você. Então, se você quiser que o outro a ouça e demonstre interesse no que você faz, ouça primeiro. Busque se conectar de forma sincera e genuína, para saber por que tipo de desafios ou dificuldades a pessoa está passando — ainda mais se você quiser oferecer um produto ou um serviço.
Esse conceito é válido para todo tipo de conversa: pessoal ou profissional. Quem quer ser ouvido precisa demonstrar a capacidade de ouvir primeiro. É por isso que o segundo dos sete passos do Método Conecta – que criei para aprimorar relacionamentos a resolver conflitos — é exatamente “Ouvir”.
Os sete passos são os seguintes:
⇒ “C” de Curiosidade (genuína)
⇒ “O” de Ouvir
⇒ “N” de Não julgar
⇒ “E” de Empatizar
⇒ “C” de Checar
⇒ “T” de Transição
⇒ “A” de Autenticidade
Essa semana, meu convite é ouvir mais, com a intenção sincera de compreender e se colocar no lugar do outro. Experimente! E me conte nas minhas redes sociais.
Boa semana, com saúde e muito amor!