O psicanalista lacaniano Antônio Quinet, também ator e dramaturgo, estreia o 3º ato “A Perdição”, da peça-série-metragem “Anjo Negro”, texto de Nelson Rodrigues, pelo Zoom, neste sábado (29/05), às 20h. É a primeira vez que Quinet dirige um texto que não é de sua autoria. A produção, feita durante a quarentena, junta teatro, série, cenas de cinema, além de intervenções ao vivo. E tem a participação da atriz Sura Berditchevsky, que foi amiga de Nelson e já atuou em vários projetos do “maior dramaturgo brasileiro”.
“’Anjo Negro’ me recoloca junto a Nelson. Vivo este trabalho como um ato de resistência no Brasil atual que menospreza, deprecia e marginaliza o patrimônio artístico e intelectual; um Brasil disseminado pelo preconceito, raivoso e intolerante”, diz Sura.
Os atores são da Cia. Inconsciente em Cena, fundada por Quinet em 2007, que sempre apresentam os espetáculos baseados em pesquisas sobre a relação do teatro com a psicanálise junto ao Mestrado e Doutorado de Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Já foram encenados temas como a tragédia de Édipo, a histeria, o amor, as relações humanas assim como partes da história da psicanálise e de Sigmund Freud.