Não se pode dizer que os ministros do governo Bolsonaro não sabem rir de si mesmos — enquanto a população chora. Desde essa terça (20/04), quando soube do movimento #ForaSalles, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tem brincado com os protestos na Internet. Nesta quarta (21/04), chegou ao ponto de responder a um tuíte da cantora Anitta: “Fica na sua aí, ô Teletubbie!” (programa infantil que fez sucesso na década de 1990).
Anitta disse: “Que resposta madura. Quantos anos você tem? 12? Então é melhor sair do ministério. Até eu estou mais ocupada fazendo pelo meu país do que você”. E teve nova resposta: “Se você conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros, a gente começa conversar….”.
Enquanto isso, Salles tem ganhado apoio de integrantes do governo com o movimento #FicaSalles.
Em outubro passado, o mesmo Salles, ao responder a Rodrigo Maia, então presidente da Câmara dos Deputados, que comentou sobre um desentendimento do ministro com Luiz Eduardo Ramos, secretário de Governo, chamou Maia de “Nhonho”, o nome do personagem da série mexicana “Chaves”.
Salles também ironizou Sônia Guajajara, que publicou uma foto com a legenda “toda ajeitada aqui e animada pra derrubar esse governo genocida. #ForaSalles”, no que o ministro respondeu com um “Bu!”, e o emoji de um fantasma, indicando que teria ficado assustado com a publicação da imagem.