Quem tiver coragem com as mais de quatro mil mortes diárias, grande parte dos pontos turísticos cariocas flexibilizam as regras a partir desta sexta (09/04), com limite de horário de funcionamento. Bares, restaurantes, quiosques e atrações, como Cristo Redentor, o Bondinho do Pão de Açúcar, o AquaRio e a roda-gigante da RioStsar, na Zona Portuária, podem funcionar. No entanto, trabalho máximo aos agentes da Prefeitura já que, sem previsão de chuva para o fim de semana, as praias continuam fechadas, sendo permitidos apenas exercícios individuais.
No Corcovado, os visitantes podem subir apenas pelo Trem do Corcovado e a das vans licenciadas da Paineiras-Corcovado. Ainda assim, o público está limitado a 40% (520) até o dia 12 e 50% (650), de 13 a 19 de abril. Normalmente, a capacidade é de 1.300 pessoas por hora.
Outro espaço que todo mundo ama é o Parque Nacional da Tijuca, que abrange vários pontos na cidade, como o Parque Lage, com público de 50% da capacidade total por hora e agendamento pelo site da EAV. Já a trilha Parque Lage-Corcovado, que tem seu início no parque, continua fechada. O Centro de Visitante Paineiras reabre, mas segue fechado o Centro de Visitantes do setor Floresta, assim como as trilhas da Pedra Bonita e da Pedra da Gávea, sendo proibidas até para caminhadas, corridas ou qualquer outra atividade. Os mirantes, como Dona Marta, Vista Chinesa, Mirante da Cascatinha, Mesa do Imperador, Excelsior, Bela Vista e Paineiras, também continuam fechados.
O banho de cachoeira segue proibido, bem como churrascos, piqueniques e ensaios fotográficos. A atividade física individual está permitida no setor Floresta, das 8h às 17h, com limitação de 1.500 pessoas por dia. Confira mais atrações aqui.