Você sabia que Ipanema já teve um castelo de frente para o mar? Essa fantástica construção, em estilo mourisco, foi construída em 1904 e, até o final da década de 1950, fez parte do grupo seleto das casas do Rio.
A esquina da Avenida Vieira Souto com a Rua Joaquim Nabuco foi o local escolhido, no início do século XX, por um cônsul sueco chamado Johan Edward Jansson, para essa casa de três andares. Em 1919, a propriedade foi comprada por Tonico Machado que, em seguida, revendeu-a à tradicional família Catão. O palacete foi demolido no início da década de 1960, deixando milhares de cariocas saudosos.
No lugar do extinto Castelo de Ipanema, surgiu, em 1963, o Edifício Barbacena Guarará, localizado na Avenida Vieira Souto, nº 50, em Ipanema. Com oito unidades de 500 m2 e uma cobertura linear de 1.000 m2, é uma das construções com os apartamentos mais luxuosos do Rio. Erguido pela construtora Gomes de Almeida Fernandes, hoje Gafisa, o prédio foi batizado com os nomes de duas cidades de Minas Gerais: Barbacena e Guarará.
Cada apartamento possui um amplo living, dividido em quatro ambientes. São quatro quartos, sendo somente uma suíte; três banheiros sociais; um lavabo; três dependências para empregados e três vagas na garagem. Sua fachada gigantesca em mármore foi reformada há alguns anos. A planta arredondada permite que todos os cômodos tenham vista para o mar de Ipanema e para o Morro Dois Irmãos, dependendo da coluna em que a unidade estiver. Há alguns anos, uma das unidades foi vendida por cerca de R$ 20 milhões. Seus moradores têm o privilégio de assistir diariamente ao pôr do sol mais fascinante da cidade, além de ter como vizinho um dos hotéis mais badalados do Brasil, o Fasano Hotel.