A Mansão Firenze fica num terreno de mais de 5 mil metros quadrados, na Rua Boa Vista, n° 146, no Alto da Boa Vista. Foi construída no início do século XX, em 1913, e, ao longo de mais de 100 anos, foi a residência de alguns moradores importantes para a história carioca.
Dentre eles, estão Otto de Andrade Gil (1902-1994) e sua mulher, Vera Vizeu de Andrade (filha de Afonso Vizeu). Otto foi jurista e presidente do Instituto dos Advogados do Brasil. Nessa casa, ele manteve por décadas a maior biblioteca jurídica da América Latina. Os mais de 27 mil livros foram vendidos no final da década de 1990, por mais de R$ 1 milhão. No endereço, também morou Mário Jorge de Carvalho, médico ortopedista e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Foi médico de Getúlio Vargas e de Henrique Lage. Na década de 1940, um orfanato funcionou nessa casa, de 500 m2 e seis quartos.
Depois de alguns anos de abandono, na década passada, ela foi comprada e totalmente restaurada pela empresa Quinta Dell’Arte, especializada em esculturas, chafarizes e vasos. Agora, com o processo de restauro no fim, a ideia é abrir no local um showroom da marca, batizado de Mansão Firenze, junto com um espaço dedicado à arte, cultura e fotografia.
O novo dono está adquirindo móveis antigos e objetos para transformar a casa num verdadeiro túnel do tempo para a primeira metade do século passado. Repare na beleza de sua fachada e das estátuas que decoram o enorme jardim na próxima vez que passar pelo Alto da Boa Vista.