A maçaneta em forma de cavalo marinho é uma introdução à temática “fundo do mar” encontrada no Manguaba. Logo na entrada, estão painéis marrons de cerâmica esmaltada repletos de algas e um segundo cavalo marinho. Na parte de dentro, estão dois bancos em mármore e mais dois painéis da mesma cor dos bancos. Painéis verdes de cerâmica esmaltada completam a decoração feita pelo artista Pedro Correa de Araújo, o mesmo que projetou a entrada do Edifício Itahy, em 1932, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 252.
A mesa do porteiro fica no fundo do corredor e ao lado de uma porta espelhada com desenhos de algas e animais marinhos. São oito andares e apenas 16 apartamentos de três quartos no prédio projetado e construído por Chaves & Campelo Architectos e Engenheiros. Nenhuma varanda embutida da fachada frontal foi fechada. Outro ponto que me surpreendeu foi o tamanho do seu terreno; nos fundos, os moradores até fizeram um estacionamento coberto para os carros.
O Edifício Manguaba foi uma das locações principais da novela “Mulheres Apaixonadas”, escrita por Manoel Carlos em 2003 e reprisada atualmente, no canal Viva. Na última foto, aparecem três personagens que moram no edifício: Fernanda (Vanessa Gerbelli), Salete (Bruna Marquezine) e Wilma (Cristina Fagundes). O dia em que eu elaborar o roteiro do Tour Casas & Prédios Antigos do Leme, com certeza, essa linda construção será um dos destaques.