numero:✓ Abriu o sol nesta sexta (23/04), no Rio. As ruas pareciam mais cheias; agora é muito menos gente pra encher qualquer coisa. Os reencontros parecem estar trazendo mais alegria. Ninguém sabe quando vai recompor o estado de espírito, mas as pessoas andam mais amorosas?
numero:✓ Oba! Praia liberada! Peralá, pelo decreto da Prefeitura, só dia de semana. Vai curtir esse clima de montanha de outro jeito, nem que seja assistindo a surfistas pegando ondas gigantes na orla.
numero:✓ Até domingo (25/04), o AquaRio faz uma série de ações para comemorar o Dia Mundial do Livro (23/04), com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da leitura. E também vai lançar a campanha do “Consumo consciente 2021: Reescreva o Amanhã”. Informações sobre ingressos e horários no site.
numero:✓ Se a ausência do verão não te deixa animado, saiba desta notícia: o estado do Rio recebeu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) 5 milhões de vacinas contra a Covid-19, entregues nesta sexta (23/04), ou seja, não vai faltar!
numero:✓ Nova definição para as “bunitas” de parar o trânsito, mas desprivilegiadas em outras áreas: Pitaya (aquela fruta que tá na moda), o que tem de linda, tem de sem graça!
numero:✓ O Centro Cultural Banco do Brasil Rio está com a inédita “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira”, com 119 obras de 68 artistas, da coleção do casal carioca que mora em São Paulo há mais de 30 anos. Nos últimos anos, Andrea e José Olympio estão na lista anual da revista “ARTnews” como um dos 200 maiores colecionadores de arte do mundo. A entrada apenas com agendamento on-line (eventim.com.br).
numero:✓ Amiga filosofando sobre o “Opinião” de Eduardo Affonso, publicado aqui (sempre aos domingos): “Amor à primeira vista eu não sei, mas ranço à primeira vista, com certeza, existe! ”
numero:✓ Os dias estão tão difíceis, que só de ouvir a chamada do “Bom Dia Brasil” já dá depressão. Se puder, antes de ligar a TV ou clicar nas redes, vá suar esse corpinho — de que jeito, é com você! — para ficar com umas boas doses de endorfina.
numero:✓ Nesta sexta (23/04) também é o Dia Mundial do Livro. A quem interessar, a Academia Brasileira de Letras (ABL) disponibilizou parte de suas obras para o público acessar digitalmente. A princípio, são 200 itens no site da ABL.
numero:✓ Do roteirista André Barcinski: “De todos os personagens sombrios desse governo, o que mais me assusta é esse Salles, do Meio Ambiente. Cara de bom moço, sem o histrionismo caricato de Weintraub e Ernesto, trabalha em silêncio em prol de madeireiras, grileiros e destruidores de florestas.”
numero:✓ De José Simão: “Carlos Bolsonaro confunde LGPD com LGBT em debate com vereadores.” Lapso freudiano!”
numero:✓ Nomes como Raul Mourão, Luiz Zerbini e Arnaldo Antunes desenvolveram gravuras que ocuparam as ruas em 2020 e agora podem ser vistas e compradas na galeria Mul.ti.plo, no Leblon. A exposição “O real resiste” vai até 11 de junho, com 30“lambe-lambe” de artistas contra o desmonte da cultura, o negacionismo e a incapacidade de gestão da pandemia.
numero:✓ Do sensacionalista: “Guedes lembra que dólar é verde para ver se Salles derruba.”
numero:✓ E existe outro assunto além da cerimônia do Oscar 2021? Maria Beltrão, Artur Xexéo e Dira Paes vão ser, novamente, os apresentadores do tapete vermelho na TV Globo, depois do BBB 21, mas a GloboPlay vai exibir tudo desde o início.
numero:✓ Aliás, onde maratonar os filmes concorrentes? “O som do silêncio”, do diretor novato Darius Marde, está no Prime Video.
numero:✓ O suspense considerado “eletrizante” pela crítica, “Os 7 de Chicago”, em que sete pessoas são acusadas de conspiração pelo governo dos Estados Unidos um ano depois de um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã, no ano de 1968, em Chicago, está no Netflix.
numero:✓ Assim como “Mank”, também na Netflix, filme que remonta os bastidores da gravação do clássico “O cidadão Kane”, com a luta do roteirista Herman J. Mankiewicz contra Orson Welles pelo crédito do longa. Alias, Gary Oldman também concorre como Melhor Ator.
numero:✓ “Meu pai”, filme com Anthony Hopkins sobre o drama de um octogenário que vive um processo de degeneração mental, está no Now, Apple TV e Google Play.
numero:✓ Indicada como Melhor Atriz, Viola Davis está em “A voz suprema do Blues”, filme que recria o clima de tensão nos bastidores de gravação de um álbum da cantora de blues Ma Rainey nos anos 1920, disponível na Netflix.
numero:✓ Agora, bora de música pra espantar a dor. Sexta e sábado (23 e 24/04), rola a “6ª Semana da Canção Brasileira” em apresentações gravadas de Céu (23) e Zé Ibarra (24), às 20h, no YouTube (/semanadacancaobrasileira).
numero:✓ Diogo Nogueira faz a “Live de aniversário”, no domingo (25/04), ao meio-dia, refazendo canções dos 13 anos de carreira para comemorar os 40 anos. No YouTube (/diogonogueiraoficial).
numero:✓ A cantora Leila Maria, finalista do The Voice +, interpreta canções de Billie Holliday, entre tantas, no sábado (24/04), às 19h30, no YouTube (/teatrorivalrefit).
numero:✓ Se quiser teatro sem ser do sofá, está em cartaz “Os homens querem casar e as mulheres querem sexo 2 — Novo normal”, com Carlo Simões, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, sábado (24/04), às 20h, com todas aquelas regrinhas da pandemia. Informações no 2274- 7246.
numero:✓ Agora, se quiser permanecer no sofá, a programação de teatro online está bombando. Em “Uma peça para salvar o mundo”, Thiago Mendonça interage com o público em alguns momentos. Sábado (24/04), às 19h, no Sympla.
numero:✓ O coletivo Projeto Cia. apresenta o espetáculo “Las pelancas” — as manias, implicâncias, deboches, carinhos, lembranças e algumas das situações vividas por quatro pessoas idosas. Sábado e domingo (24 e 25/04), às 17h, a R$ 5 no site.
numero:✓ E tem várias opções no “Festival Caleidoscópica — Múltiplos Olhares”, com peças adultas e infantis, espetáculos de dança e videopoesia, além de workshops sobre roteiro e produção artística. De sexta a domingo (23 a 25/04), às 19h30. Ingressos no e-mail caleidoscopica@ casadagloria.com.br ou a partir de R$ 20 por meio do site do evento.
numero:✓ Nesta sexta (23/04), também é o Dia Mundial do Livro. A Academia Brasileira de Letras (ABL) liberou parte de suas obras para o público acessar. Por enquanto, são 200 itens no https://www.academia.org. br/acervos
numero:✓ Para refletir: que São Jorge e Ogum cortem toda maldade vestida de bondade. Que nos proteja com sua garra e dê bons caminhos. Ogunhê.