Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá estão pedindo a ajuda dos fãs, nesta quinta (29/04), para que assinem uma petição em favor da luta na Justiça pela propriedade da marca Legião Urbana, um imbróglio sem fim com o filho de Renato Russo (1960-1996).
O abaixo-assinado é direcionado aos ministros da 4ª turma do Supremo Tribunal de Justiça. Em 2015, os músicos decidiram voltar aos palcos para comemorar os 30 anos do lançamento do primeiro disco da banda, “Legião Urbana”, depois da liminar do TJ-RJ que deu o direito de usarem a marca.
Agora, seis anos depois, a Legião Urbana Produções Artísticas Ltda. — empresa cujo representante legal é Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo — decidiu entrar com uma Ação Rescisória para anular a sentença e, com isso, segundo o texto da petição, “impossibilitar que Dado e Bonfá se apresentem tocando o repertório construído e eternizado por eles ao lado de Renato Russo e Renato Rocha, os verdadeiros titulares do patrimônio cultural e artístico da banda Legião Urbana. Que esse direito seja mantido e que nós, fãs, possamos continuar celebrando esse legado.”
No julgamento do processo movido contra os músicos, no dia 6 de abril, no STJ, a ministra Isabel Galloti votou para que Dado e Bonfá não possam mais usar a marca da banda sem autorização da empresa de Manfredini. No entanto, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Antônio Carlos Ferreira, para analisar melhor o processo. Até o momento, ainda não foi marcada uma nova data.
Até o fechamento da nota, a petição está com quase 8 mil assinaturas.