Raphael Pazos, fundador da Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio (CSC-RJ), tem feito um pedido à prefeitura desde a posse de Eduardo Paes: que solicitassem ao Ministério Público a reabertura do trecho da Ciclovia Tim Maia que liga São Conrado à Barra, segundo ele, “uma vez que o trecho problemático é apenas o que liga o Leblon a São Conrado”.
E, para surpresa de Pazos, neste sábado (17/04), ele recebeu uma resposta positiva de Raphael Lima, subprefeito da Barra, dizendo que Paes já autorizou os trâmites para a recomposição do guarda-corpo da ciclovia e, com isso, reabrir o trecho com mais segurança. Como sabido, desde 2018 são frequentes os furtos de partes da estrutura de ferro da ciclovia.
“Vai ser ótimo porque, como todos sabem, a única forma de se deslocar de São Conrado para a Barra e vice-versa (sem usar carro e metrô) é pela Estrada do Joá, o que infelizmente é impossível para algumas pessoas devido à elevação dessa via (nem de bike nem a pé)”, explica Pazos, completando que, mesmo interditada judicialmente, as pessoas estão usando bastante a infraestrutura cicloviária. “A reabertura oficial desse trecho vai possibilitar que demais órgãos da prefeitura possam agir, como a Cet-Rio, a Comlurb, a Rio Luz etc. e, dessa forma, deixá-la perfeita. Eles também estão orçando um novo parapeito com material que não tenha valor de venda para para evitar os roubos”.
Ver essa foto no Instagram