O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj) levou telões à Praia Vermelha, na Urca, e equipamento de projeção na fachada da Escola de Música, na Lapa, além de outdoors na Linha Vermelha, em um dos acessos ao Fundão, e cartazes para protestar contra o governo, na noite dessa sexta (09/04).
Os cartazes imitavam a estética dos anúncios de supermercados para lembrar o aumento dos preços do gás e da gasolina, e itens da cesta básica. Na projeção da Lapa, as frases “vacina no braço, comida no prato: fora Bolsonaro”, ou “o Brasil tem menos de 3% da população mundial e mais de 10% das mortes por Covid-19 no Planeta”.
O dado, no entanto, está defasado, atualmente são 27% das mortes no mundo inteiro, segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), e também lidera o número de novas contaminações entre todos os países. As ações do sindicato estão repercutindo de fora a fora, nas redes sociais.
O vídeo completo da ação:
Vídeo de Luciana Boiteux, professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ, do telão na Praia Vermelha:
Orgulho de ser UFRJ de luta! Essa instalação no campus da @ufrj na Praia Vermelha, colocada pelo @Sintufrj devia estar em todas as esquinas, outdoors e muros das cidades brasileiras. #ForaBolsonaro pic.twitter.com/8glDAN4bsH
— Luciana Boiteux (@luboiteux) April 10, 2021