O astrônomo Thiago Gonçalves, professor do Observatório do Valongo, da UFRJ, postou uma imagem da “infraestrutura” para secar os documentos do século XIX que foram salvos do incêndio que atingiu o segundo andar do prédio da reitoria da UFRJ, na Ilha do Fundão, na manhã desta terça (20/04).
Funcionários e professores colocaram os papéis numa calçada do lado de fora do edifício, levados por carrinhos de supermercado. Que tal? Isso porque, em 10 anos, foram, pelo menos, seis incêndios em prédios da universidade. “Lembrando que o orçamento da universidade sofreu corte estimado de mais de R$ 70 milhões para 2021”, disse Thiago.
Em nota oficial, a UFRJ diz que “informações preliminares constataram que não houve vítimas e que o ocorrido teria origem em um aparelho de ar condicionado. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Prefeitura Universitária. A Reitoria vai abrir sindicância para apurar o incidente. Um projeto básico para prevenção e combate a incêndios, elaborado pelo Escritório Técnico da Universidade (ETU), aguarda orçamento do governo Federal para aplicação.”
Outros incêndios:
2011 — Palácio Universitário da UFRJ, na Avenida Pasteur, na Praia Vermelha;
2012 — prédio da Faculdade de Letras, na Ilha do Fundão;
2014 — CCS (Centro de Ciências da Saúde), na Ilha do Fundão;
2016 — na Pró-Reitoria de Gestão e Governança, na Ilha do Fundão, no 8º andar do prédio, causando danos à Escola de Belas Artes (EBA), à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a outros setores. Cerca de oito mil documentos oficiais foram destruídos e o prédio da Reitoria ficou comprometido;
2017 — alojamentos da Residência Estudantil, na Ilha do Fundão, atingindo duas alas, deixando quatro pessoas feridas;
2018 — Museu Nacional, em São Cristóvão, que foi considerada uma das maiores tragédias da universidade (quase metade das coleções do Museu foi perdida de forma parcial ou total).
Um incêndio atingiu o segundo andar do prédio da reitoria da UFRJ, na Ilha do Fundão, na manhã desta terça (20). De acordo com a Adufrj, o local atingido pelo fogo é a Procuradoria da universidade, próximo ao Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU. pic.twitter.com/aRq44SVqux
— Alerta Rio 24 Horas (@alertario24hrs) April 20, 2021