Lá se vão oito décadas desde que Walt Disney esteve no Brasil, em 1941, e criou o Zé Carioca — isso, extraoficialmente. Na galeria dos personagens da Disney, a data de nascimento do papagaio, que, por muitos anos, foi a imagem do Brasil no mundo, é de 24 agosto de 1942. Contudo, na própria biografia de Walt Disney, a história é outra: diz que Zé Carioca nasceu em 1941, quando, numa visita ao Rio, Walt Disney fez o primeiro esboço do personagem em um guardanapo no restaurante do Copacabana Palace, onde se hospedou.
A visita de Disney parou o País à época, quando ele desembarcou no aeroporto Santos Dumont, em um avião do Departamento de Estado Americano. No Copa, além de se hospedar, montou uma verdadeira oficina para promover um intercâmbio com profissionais brasileiros.
Foi aí que ele conheceu José Carlos de Brito e Cunha, desenhista brasileiro que chegou a trabalhar com a equipe de Walt Disney nos EUA. Antes da pandemia, o Copa chegou a cogitar uma exposição em agosto, com fotos e desenhos que contariam sua passagem pelo hotel. A assinatura de Walt Disney está destacada no livro de ouro do Copacabana Palace, que lista as personalidades que passaram por ali. O que Zé Carioca, que já estaria vacinado da covid, pensaria do Rio de Janeiro de hoje?
Por Acyr Méra Júnior