Os organizadores do UCI Gran Fondo Rio 2021, maior prova de ciclismo amador do mundo, adiaram o evento para 30 de julho a 1º de agosto (seria dia 2 de maio). É a única etapa do circuito da Union Cycliste Internationale (UCI) em 2021, na América do Sul, de 31 eventos do calendário anual, com classificatória para o Campeonato Mundial UCI de Ciclismo Amador, que vai acontecer em Banja Luka, na Bósnia e Herzegovina, entre 1 e 5 de setembro. “Foi uma decisão difícil, mas necessária e em respeito à saúde dos participantes de 78 municípios brasileiros. As inscrições feitas até agora são válidas para a nova data. Percurso e local seguem inalterados”, diz Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do evento.
Até o momento são mais de mil atletas inscritos, mas o objetivo é chegar a 2,5 mil. “Estamos aguardando as companhias aéreas passarem os procedimentos para as alterações dos voos já comprados e também estamos em contado direto com os hotéis parceiros para trocar as hospedagens. Vale ressaltar ainda que estamos trabalhando para trazer a final do mundial muito em breve para o Rio”, afirma Gabriela.
A prova tem 115 km de distância e é inspirada na prova de estrada das Olimpíadas Rio-2016, com largadas no Aterro do Flamengo (em frente à Marina da Glória), incluindo passagens por praias, florestas e cartões-postais cariocas. O trecho final é no Pontal do Recreio dos Bandeirantes, mas também tem o circuito Medio Fondo, com 77 km de percurso.