Semana passada, foi noticiado, aqui mesmo no site, a internação de Marialice Celidônio por covid, que estava sem plano de saúde.
Essa é uma situação que poucos expõem publicamente: não se planejaram financeiramente para a longevidade, ou foram afetados pela crise e, depois de tantos anos de sucesso e de realizações profissionais, estão sem dinheiro para pagar um convênio!
É importante levantar aqui a importância de se preparar financeiramente para a maioridade, inclusive por causa dos altos custos com médicos e remédios quando a pessoa vai ficando mais idosa.
Além disso, a garantia de uma velhice saudável e feliz só acontece nas propagandas em que os dois velhinhos estão à beira da praia, tomando uma água de coco. É claro que isso pode ocorrer para alguns sortudos, mas uma grande parte envelhece com pouca saúde e muitos gastos.
Outro dia, em uma pesquisa, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon entrevistou 14.400 trabalhadores e 1.600 aposentados de 15 países (incluindo o Brasil) e publicou um relatório com alguns direcionamentos para uma boa terceira idade.
Nesse levantamento:
⇒ 69% pretendem continuar trabalhando após alcançarem o tempo de aposentadoria, seja por gostarem, seja para manter o padrão financeiro;
⇒ 35% afirmam não ganhar o suficiente para poupar.
Diretrizes:
1 — Comece a economizar e seja um poupador habitual
Seja aquela pessoa que sempre economiza algo para a aposentadoria.
2 — Desenvolva uma estratégia formal de aposentadoria
Faça as contas e tenha um plano formal para a sua aposentadoria. Isso vai dar mais clareza sobre suas prioridades e o caminho a ser seguido.
3 — Crie um Plano B para eventos imprevistos
Pense num Plano B caso algo dê errado.
4 — Adote um estilo de vida saudável
Boas escolhas de vida hoje ajudam para uma aposentadoria confortável e ativa.
5 — Abrace o aprendizado ao longo da vida
O treinamento de habilidades profissionais e a reciclagem ajudam a adaptação a um mercado com, cada vez mais, mudanças para poder permanecer na força de trabalho por mais tempo.
Mais do que nunca, vemos a importância de guardar recursos, tanto para a reserva de emergências quanto para a longevidade, como já falamos aqui, em outro texto da coluna. Planeje e prepare-se!