O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) comemorou, de forma especial, os 456 anos do Rio nesta segunda (01/03): fez um levantamento das músicas mais tocadas na cidade, nos últimos 10 anos. Logo em primeiro, está “Parabéns a você” (não chega a ser uma coincidência já que todo mundo faz aniversário), seguido de “Peguei um ita no Norte”, samba-enredo do Salgueiro de 1993; e “Só hoje”, música gravada pela banda Jota Quest.
No entanto, letra que cita o Rio mesmo, só a 5ª colocada, “Garota de Ipanema”, o clássico de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, um símbolo carioca e brasileiro, que ganhou versão em inglês, competindo com “Yesterday” de Paul McCartney, no ranking de canções mais amplamente interpretadas do século XX.
O Ecad também fez um balanço sobre como a Covid-19 prejudicou a arrecadação de direitos autorais no Rio no ano passado, a partir da suspensão de eventos e fechamento de shoppings, hotéis, academias e outros por um longo período. “O Rio é reconhecido mundialmente por ser um importante polo cultural brasileiro, mas a pandemia paralisou os setores musical e econômico. A expectativa é que, com o avanço da vacina, tudo possa melhorar no segundo semestre”, diz Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.