Além das limitações comerciais e das antecipações dos feriados de Tiradentes e São Jorge (21 e 23 de abril) para os próximos 10 dias, o prefeito Eduardo Paes restringiu, por meio do decreto N⁰ 48.644, lançado na última segunda (22/03) o acesso às praias cariocas, proibindo banhos de sol e de mar e a prática de esportes coletivos ao ar livre, como sabemos. No entanto, o decreto com as restrições para conter a Covid-19 libera atividades físicas individuais em praças, parques, bem como nos espaços abertos de uso comum em áreas particulares, desde que atendam às medidas de proteção à vida.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAC) e a Fundação Parques e Jardins (FPJ) informam que as praças, os parques urbanos e os parques naturais também estarão abertos durante o período de restrições, de 26/03 a 04/04. Os parques municipais urbanos funcionarão todos os dias; já os parques municipais naturais, de terça a domingo, em ambos os casos, das 6h às 17h. Está proibido qualquer evento coletivo assim como a circulação sem máscara e as medidas seguras de distanciamento. Também está vetada a permanência nas praças públicas entre 23h e 5h.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), permanece proibida a utilização das pistas das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto, Atlântica e do Aterro do Flamengo como áreas de lazer.