A falar em armas, que sejam as históricas, aparentemente inofensivas e desativadas. Em parceria com a Marinha do Brasil, o Centro de Capacitação Física do Exército/Fortaleza de São João, na Urca, acaba de recuperar três canhões que estavam muito danificados pela ação do tempo, como a umidade e a proximidade do mar. Nos dias de ressaca braba, a água salgada costuma inundar algumas galerias onde ficam os canhões.
Os Withworth 32 — cada geringonça tem 1,7 toneladas — receberam três tipos de tratamento e, por fim, uma pintura especial, além de suportes de madeira de lei. O forte costuma receber 400 visitantes por mês (fora a pandemia) e serviu de cenário para as filmagens da novela “Que Rei sou eu?” (1989), da minissérie “O Quinto dos Infernos” (2002) e do filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” (1994).
A fundação do Rio está diretamente ligada à Fortaleza de São João já que, em 1565, Estácio de Sá desembarcou com sua tropa numa praia entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão, para reintegrar a ocupação territorial de Portugal. Recebeu oficialmente o nome de Fortaleza de São João (FSJ) em 24 de junho de 1618. Informações sobre visitas agendadas no telefone (21) 2586-2291.