Boa parte dos cariocas deve estar ansiosa com a reabertura do BioParque, nosso novo zoológico, na Quinta da Boa Vista, na próxima segunda (22/03). Quem não quer um passeio ao ar livre, podendo ver a bicharada? O local foi transformado num centro de conservação da biodiversidade focado no bem-estar, sem grades ou jaulas, e com espaço de sobra.
O zoológico, fechado desde novembro de 2019, passou por obras de remodelação com um investimento de R$ 80 milhões do Grupo Cataratas. Elogiável ali é o cuidado com animais idosos, que precisam de atenção especial, como a onça-pintada Gabi, que nasceu no antigo zoológico em 2002 e, aos 18 anos, já ultrapassou a expectativa de vida (a média é de 15). Gabi é uma estrela — ficou famosa como modelo para a cédula de R$ 50 reais. Tem também a Maia, uma ursa-de-óculos, que, supõe-se, tenha 26 anos; ela não disfarça a idade, se é que vocês me entendem. A expectativa de vida para a espécie é de 36 anos.
Outra curiosidade é Koala, uma elefanta muito simpática da espécie de elefantes-asiáticos que vive ali desde 1990, depois de resgatada do Circo de Moscou, idade desconhecida, mas os biólogos estimam uns 50 anos — a expectativa de vida é de 48. E assim vai…