No final do ano passado e início deste ano, o Bitcoin passou por grandes oscilações. Isso deixou muita gente com vontade de investir nessa moeda virtual também!
No entanto, vale lembrar que esse tipo de ativo é muito volátil, ou seja, muito arriscado, e suas cotações não sobem de forma linear. É bastante possível que ocorram ajustes de preço ao longo do caminho!
O Bitcoin, que é a mais conhecida entre as moedas digitais, teve uma significativa alta de valor no fim do ano passado, mas agora entregou uma parte desse ganho, o que mostra como esse tipo de investimento pode ser arriscado.
Para você ter uma ideia, no início de dezembro de 2020, o Bitcoin valia em torno de 19 mil dólares. No início de janeiro, chegou a mais de 40 mil; depois caiu a 30 mil no fim do mês; agora está em 37 mil dólares. Como se pode ver, é muita volatilidade – muita emoção, acompanhar as cotações!
Além da instabilidade do preço do próprio Bitcoin, para nós, brasileiros, ainda existe o risco da variação do dólar já que a maior paridade para essa e outras criptomoedas é o dólar.
Outra questão importante a lembrar é que essas criptomoedas não são reguladas nem emitidas por nenhum Banco Central. Além disso, o mercado em que são negociadas também não é regulado; inclusive, nem as exchanges são (exchanges são as corretoras de Bitcoin).
Sendo assim, não se pode descartar a possibilidade de algo dar errado, como um ataque de hacker, por exemplo, e o investidor não ter onde reclamar os seus direitos.
Também é importante ficar atento às ofertas de ganhos rápidos e altos em operações de criptomoedas, em que tem um intermediário fazendo essas operações por você! Dificilmente, alguém ganha de forma recorrente em operações de “day trade”, ainda mais num mercado tão novo e difícil como o Bitcoin. Cuidado que isso pode ser uma fraude!
Para finalizar, segue minha recomendação para quem está pensando em investir em Bitcoin: se for comprar esta ou qualquer outra criptomoeda, direcione um montante que você poderia perder. Não hipoteque sua casa, não pegue dinheiro emprestado nem utilize sua reserva de emergências ou de aposentadoria para comprar Bitcoin. Se quiser arriscar, arrisque, mas determine um limite previamente, para depois não se arrepender amargamente.