A Secretaria de Planejamento e Urbanismo, sob o comando de Washington Fajardo, acaba de concluir uma pesquisa para o projeto “Reviver Centro”. Foram ouvidas 5.056 pessoas. Dos consultados, 15% já moram no Centro; 77.63% não usariam carro se morassem na região; 78.72% andariam em bicicletas se houvesse ciclovias; e 51% não se sentem seguros circulando a pé, por ali.
O transporte público, detalhe, ganhou nota 4 (de 5), e a segurança é o investimento prioritário na região, para 19% dos entrevistados. O projeto está entre os mais importantes para o Eduardo Paes e ganha total atenção neste primeiro ano de mandato.
O prefeito gosta bastante do Centro da cidade. Ele pôs em prática o projeto do VLT e reestruturou a zona portuária. Sendo um admirador da região central do Rio, vai ter bastante trabalho — mais do que no último mandato. Quase metade do Centro está abandonada. É uma região que carece de estrutura, além da segurança, iluminação e, principalmente, de ações de assistência social, tendo em vista o grande número de moradores de rua.
Por Acyr Méra Júnior