numero:✓ Ir pra rua praticar a autodefesa? De espirros, de gente sem máscara, de pessoas tristes? Amarra a ansiedade e fica em casa.
numero:✓ Exausto deste tempinho sem ninguém pra te abraçar? E não pode nem contratar — hahahahahaha!
numero:✓ Neste carnaval, sai o slogan “use camisinha”, entra o “use máscara”. Os dois juntos não combinam, a não ser para algum fetichista. Daí vale a criatividade!
numero:✓ Esse carnaval é para quem odeia carnaval.
numero:✓ Machado de Assis em 1894: ”Quando eu li que este ano não pode haver carnaval na rua, fiquei mortalmente triste. É crença minha que, no dia em que Deus Momo for de todo exilado deste mundo, o mundo acaba. Só há riso, e grande riso, quando é público, universal.”
numero:✓ Como não pensar em carnaval no não carnaval? Os feeds só mostram #tbts de outros carnavais, as lives temáticas são milhares, o prefeito iluminou a Sapucaí vazia, as rainhas estão sem a coroa, o rei Momo sem o trono, as escolas sem bateria, os blocos sem rua. O que fazer?
numero:✓ O jeito é “seja você mesmo o seu carnaval”: compre muita cerveja, comece a beber às 8 da manhã, ligue o som alto, se entupa de glitter (ecológico, claro!), se aglomere com as plantas/móveis/bichos da casa, feche todas as janelas para aumentar o calor, esconda seu celular e carteira e só os encontre na Quarta de Cinzas.
numero:✓ Rolando nas redes sobre a nova rede social do momento, o Clubhouse, app de áudio somente para quem tem iPhone: “Como diz o poeta Ronaldo Cagiano, ‘num mundo convertido em paraíso tecnológico, a maçã da Apple é mais venenosa que o fruto proibido que condenou Adão e Eva’”.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Quando chegar a hora da convocação escalonada do pessoal na faixa de 40 a 50 anos, vai ter gente indo se vacinar escondido para não revelar sua verdadeira idade. Os mais radicais, inclusive, são contra a vacinação porque ela escancara a fraude etária.”
numero:✓ A agenda está bem grandinha pelo feriado de não carnaval prolongado, com infinitas lives — depois de um período escasso — em vários cantos do País. Segue o fio.
numero:✓ Preta Gil comanda o baile “E-carnaval SulAmérica”, no Morro da Urca, com convidados, como Jota Quest, Bel Marques e Péricles, nesta sexta (12/01), a partir das 18h, no YouTube (/seaborrecerpraque) e no canal Like.
numero:✓ Davi Moraes vai homenagear o pai, Moraes Moreira, em live com participação da banda Gilsons, da cantora Luedji Luna, de Paulinho Boca e do trompetista Gerônimo, nesta sexta (12/02), às 19h, no YouTube (/bohemiapuromalte).
numero:✓ Daniela Mercury faz seu “O carnaval da rainha” nesta sexta (12/02), às 20h30, no YouTube (/danielamercury).
numero:✓ O bloco Amigos da Onça comemora 10 anos com a live “Amigos da Onça e seus 10 carnavais: Folia, volto já!”, transmitida do Teatro Riachuelo, nesta sexta (12/02), a partir das 21h, no YouTube (/bit.ly/LiveAdo). No mesmo teatro, domingo (14/02) é a vez do Cordão do Boitatá, comemorando seus 15 anos e, para fechar, na terça (16/02), tem o Carnaval da Cura — Live Agytoê 2021. De graça, mas com contribuição solidária; já que você está em casa, tira o escorpião do bolso!
numero:✓ A “voz” do carnaval, Milton Cunha, apresenta o “Projeto Vozes”, que reúne intérpretes de diversas escolas de samba, como Neguinho da Beija-Flor, Wander Pires, Quinho e Wantuir, a partir das 16h de domingo (14/02), no YouTube.
numero:✓ Quem disse que não vai ter camarote? No conforto do seu sofá, claro, com o “#CamaroteBrahmaEmCasa”, com a bebida por sua conta, mas com shows de Zeca Pagodinho e Zé Neto e Cristiano (13/02) e Barões da Pisadinha e Matheus e Kauan (14/02), às 20h e às 14h, respectivamente. No YouTube (/multishow).
numero:✓ Uma das mais esperadas é a primeira vez de Ivete Sangalo e Claudia Leitte, na live “O Trio”, com repertório das duas e clássicos de carnaval, a partir de 17h30, no sábado (13/02), no Multishow e no YouTube (/ivetesangalo e /claudialeitte).
numero:✓ O “Minhoqueens”, um dos maiores blocos LGBTQI+ do carnaval paulistano, comemora a cultura drag queen em live, no sábado (13/02). Ingressos gratuitos no Sympla.
numero:✓ O Monobloco não poderia faltar, com seu desfile virtual no sábado (13/02), a partir das 20h30, na plataforma Cidade Alta RP.
numero:✓ A agenda de Preta Gil está forte e ela volta no domingo (14/02), com seu “Bloco da Preta”, que costuma arrastar milhões de foliões no Centro da cidade, desta vez no YouTube (/pretagiloficial), a partir das 16h.
numero:✓ O carnavalesco Leandro Vieira apresenta o programa “Casa do Samba”, no YouTube da BandRio, na segunda (15/02), a partir das 14h, com participação de Xande de Pilares, Bira Presidente, Moacyr Luz, Pedro Luis, Marina Íris e o Cordão do Boitatá. (/TVBandRio).
numero:✓ Na terça (16/02), a Orquestra Voadora apresenta um programa especial com vídeos de carnavais anteriores e performances ao vivo, a partir das 16h, no YouTube (/orquestravoadora).
numero:✓ Cinema no carnaval? Temos. A série “Cinema #EmCasaComSesc” vai disponibilizar, até a próxima semana, novos filmes pela plataforma do Sesc Digital, todos focados em música, samba e carnaval. Entre eles, os docs “Clementina”, “O Samba”, “Elton Medeiros – O Sol Nascerá”, “Dê Lembranças a Todos” e “Viva Alfredinho!”.
numero:✓ Programa ao ar livre é a pedida do carnaval. Depois de quatro meses fechado, o Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, reabriu esta semana. Destaque para “Murais para o Rio”, sobre o trabalho do carioca Paulo Werneck (1907-1987). E tem também a “Casa carioca”, com mais de 600 obras de 100 artistas de diversas gerações. Das 11h às 18h, com limite de 100 visitantes por hora. Informações no 3031-2741. R$ 20.
numero:✓ Repare bem: das ruas, do suor (argh!), das fantasias, direto para os shoppings. Todos vão funcionar praticamente nos horários habituais, das 10h às 22h. Já os restaurantes e cinema funcionam de acordo com a programação. Quanto aos filmes em cartaz, confira aqui.
numero:✓ A programação de teatro vai se manter na semana do carnaval, presencial e virtual. “Heróis”, com Paulo Azevedo, reestreia online, sábado e domingo (13 e 14/02), às 17h, no Sympla. Livremente inspirado nas músicas e trajetórias de David Bowie, Lou Reed e outras estrelas dos anos 1960 e 197, o musical acompanha um astro do rock no auge da fama. Clica aqui pra saber sobre outras peças.
numero:✓ Para refletir — olha como pega bem agora a frase do físico Stephen Hawking: “A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressividade. Ela pode ter sido uma vantagem na época dos homens das cavernas, para que eles pudessem obter mais comida, território, ou uma parceira com quem se reproduzir, mas, agora, ela ameaça destruir todos nós. A empatia é o que nos une, de forma amorosa e pacífica.”