Duas toneladas de materiais irregulares arderam nas chamas, além dos 850 quilos de lixo recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente. Uma pessoa foi autuada, barracas de acampamentos e comércio ilegais foram pro espaço, nesta terça (09/02), nas praias selvagens do Perigoso, do Meio e Funda, no Parque Natural Municipal de Grumari, na Zona Oeste.
A operação, da Secretaria de Meio Ambiente, entre Grumari e Barra de Guaratiba, foi para reprimir acampamentos em área protegida e retirar barracas de venda de bebidas clandestinas. As praias do Perigoso, do Meio e Funda têm proteção integral. Eram 50 pessoas participando da ação, por mar e por terra.
Parte do material foi apreendido e transportado para a embarcação da Capitania dos Portos; já os materiais usados para construção de barracas clandestinas foram incendiados – a prática é permitida pelo Decreto Federal 6514/08, que diz, em seu artigo 111, que os produtos, inclusive madeiras, podem ser destruídos ou inutilizados quando o transporte e a guarda forem inviáveis.