Foi publicado, nesta segunda (15/02), no Portal da Transparência do Governo, a planilha de janeiro dos voos do helicóptero Agusta 109, a principal aeronave do estado. Dos 26 voos, 13 foram feitos pela Secretaria de Saúde na distribuição de doses da Coronavac. Seis deles foram usados pelo Corpo de Bombeiros e sete, pelo gabinete do governador Cláudio Castro. Além do próprio governador, dois funcionários da Saúde voaram com frequência, na aeronave oficial: Thiago Rodrigues de Matos, farmacêutico, e Carla Regina, da Coordenação de Vacinação.
Comprado em 2012, o Agusta 109 pesa duas toneladas e leva até cinco passageiros, além dos dois pilotos. A mesma aeronave que agora tem sido uma aliada da Secretaria da Saúde na distribuição de parte da remessa de 131 mil doses da Coronavac, era o xodó do ex-governador Sérgio Cabral. Foi ele quem abriu a licitação para a compra durante seu segundo mandato.
Tempos depois, a aquisição do helicóptero, considerada uma das mais ágeis do mercado e que custou mais ou menos cerca de R$ 15 milhões, foi alvo de investigação do Ministério Público. A licitação, à época, só contou com uma única empresa na disputa, a offshore Synergy Aerospace Inc, do Panamá. No entanto, nem a agilidade do Agusta é suficiente por ora, já que a vacinação no estado do Rio será interrompida por falta da vacina.
Por Acyr Méra Júnior