Depois de 43 anos de atuação na Tijuca, a Meimei Escola Montessoriana acaba de chegar ao Jardim Botânico, totalmente dedicada à educação infantil. As aulas presenciais começam nesta segunda (08/02) — as escolas privadas funcionam desde o dia 1º —, sob a direção de Sônia Maria Braga, presidente da Organização Montessori do Brasil. O método, criado pela médica italiana Maria Montessori (1870-1952), acredita numa educação afetiva, baseada nos aprendizados da criança e na manutenção de sua autonomia.
A abertura de uma nova unidade vai na contramão do fechamento de várias escolas tradicionais, entre elas o Colégio Nossa Senhora da Piedade, no bairro da Piedade, o Instituto Arte e Instrução, em Cascadura, e o Instituto Padre Leonardo Carrescia, na Tijuca. As novas instalações só foram possíveis pela parceria com o grupo Bahema Educação, que tem mais de 20 centros de ensino, entre elas, a Escola Parque.
Vai funcionar em uma casa de 600 m², totalmente adaptada para a criação de ambientes integrados a áreas verdes, com jardins e hortas, para receber 200 alunos, número restrito com a pandemia — em cada sala, cabem 60 estudantes, mas só vão receber 20 por enquanto.