Vai ter carnaval em Lisboa — virtual, claro — com uma extensa programação de lives (assim como por aqui), organizada pela Liga dos Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa, que lançou o movimento “#lisboacarnavalemcasa”, deste sábado a terça (13 a 16/02).
A música-tema foi produzida por um carioca: Fábio Allman, o Fabão, ex-cantor do Monobloco e ex-parceiro de Cássia Eller, que mora em Portugal há dois anos e dá aulas de percussão e canto. Ele fez uma versão para “Quando o Carnaval Chegar”, de Chico Buarque, aquela que diz “eu tenho tanta alegria, adiada, abafada, quem me dera gritar! Tou me guardando pra quando o carnaval chegar…”.
Os blocos do evento são (os nomes, assim como os cariocas, são ótimos): Baque do Tejo, Baque Mulher, BatucaBoa, Blocu, Bué Tolo (inspirado no Boi Tolo), Carvalho em Pé, Colombina Clandestina, Lisbloco, Sardinha Imperial, Sardinhas Nômades e Se Calhar é Funk. Portugal prorrogou o lockdown até 1º de março para combater seu pior surto de infecções por Covid-19 desde o início da pandemia.