O Corpo de Bombeiros, que tem tido papel fundamental na luta contra a Covid, acaba de lançar a cartilha “Orientações em Saúde Mental para Bombeiros Militares em Tempos de Pandemia”, elaborada pela psicóloga e tenente-coronel Eliane Cristine. “Como a saúde mental é essencial para salvar vidas, o guia chama a atenção para sintomas muitas vezes despercebidos, como alteração do sono e apetite, perda de prazer ou alegria em atividades antes consideradas estimulantes”, diz ela.
Os bombeiros são constantemente expostos a situações de estresse, onde suas vidas são colocadas em risco. Esse fator pode trazer um sofrimento extra para os militares. Não por acaso, os relatos de casos de depressão e ansiedade aumentaram bastante no último ano. Os números não foram divulgados, mas o lançamento da cartilha visa contribuir para estes casos.
“Tendo o ato de salvar vidas como lema, ele pode perceber-se como potencial vítima, o que traria à tona o sentimento de impotência, exigindo do profissional o controle emocional maior para administrar esse sentimento e preservar a sua saúde mental”, completa a sargento e psicóloga Valéria Tatiane Glória dos Santos.
Por Acyr Méra Júnior