Mesmo sem acontecer em 2021, o carnaval vai ecoar… na França. A empresa Incentivo Brasil, fundada pelo francês Alexis de Vaulx (também à frente do Camarote+Brasil, na Sapucaí), vai levar 1 tonelada e 600 kg de fantasias do carnaval do Rio para uma exposição no Centre National du Costume de Scène (Centro Nacional do Figurino de Cena), o mais famoso museu de figurinos do mundo, em Moulins, a mais ou menos 300 km de Paris.
A “carga”, que teve curadoria do carnavalesco e figurinista Alexandre Couto — são 280 fantasias de foliões anônimos do carnaval de rua, de bailes de salão e desfiles na Sapucaí —, vai embarcar nesta quinta (28/01), pela empresa Air France, às 16h, no RIOgaleão e, uma hora depois, para “saudar” o embarque e a mostra — que só deve acontecer a partir de maio, segundo Alexis, dependendo da evolução da pandemia e da vacinação na Europa —, porta-bandeiras e mestres-sala de escolas do Grupo Especial (Grande Rio, Salgueiro, Portela, Mocidade e Imperatriz) vão se apresentar na área externa do hotel Fairmont, em Copacabana. “A exposição aconteceria em maio do ano passado, mas foi cancelada com o fechamento das fronteiras e dos museus. Assim que chegarem lá, será produzido um catálogo com as peças”, diz Alexis.
Jean-Paul Guihaumé, cônsul-geral da França no Rio, e um representante da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) vão estar no evento do hotel. Também foram convidados o prefeito Eduardo Paes e a presidente da Riotur, Daniela Maia, que ainda não deram o ok.