No Brasil, já não se fazem mais juros altos como antigamente! Infelizmente, essa é a mais pura verdade. Não dá mais para deixar o dinheiro rendendo naquela renda fixa superconservadora e achar que isso vai garantir a sua aposentadoria!
Isso já era! Aquele investimento, em que você tinha boa rentabilidade, liquidez imediata e baixo risco, não existe mais aqui, em terras tupiniquins!
Agora, será preciso abrir mão de, pelo menos, um desses atributos na hora em que for investir os seus recursos: rentabilidade, liquidez e baixo risco. Para cada pessoa, em cada situação, existem alguns produtos financeiros mais adequados.
A título de exemplo, o primeiro investimento a ser feito deve ser a reserva de emergências; nesse caso, será preciso abrir mão da rentabilidade, pois alta liquidez e baixo risco são imprescindíveis nessa situação. Assim sendo, será necessário contentar-se com uma rentabilidade baixa, hoje girando em torno de 2% ao ano, que é o quanto está rendendo a Selic, a taxa básica de juros da economia.
Por outro lado, para o longo prazo, na reserva de aposentadoria e se a pessoa não tiver um perfil tão conservador, poderá renunciar a um pouco de liquidez e também do baixo risco, para procurar alcançar uma maior rentabilidade.
Contudo, o que importa mesmo é investir de acordo com os seus objetivos, horizonte de investimentos e perfil de investidor!
Também é importante montar uma carteira diversificada, procurando investir em várias classes de ativos, com alguma exposição a ativos no exterior e também a outras moedas além do Real.
O ano de 2020 mostrou-nos como essa diversificação pôde ser benéfica para o portfólio de investimentos, pois, enquanto a bolsa brasileira rendeu quase 2,92%, depois de ter chegado a uma queda de quase 40% em meados de março, o CDI acumulou 2,77% e o dólar rendeu aproximadamente 30% no ano!
Então, para aqueles que tinham investimentos atrelados somente ao CDI, suas carteiras renderam algo próximo a 2,77% em 2020. Sendo assim, tiveram uma perda de poder de compra já que a inflação estimada para o ano que passou está em torno de 4,39%!
Sendo assim, cuidado com o risco de não correr riscos! Você pode estar perdendo poder de compra e/ou não conseguindo alcançar seus objetivos de vida com esse pensamento antiquado!