Pelo menos este ano, o festival de cores, purpurinas, serpentinas e um show de talento físico não vão invadir a sua casa. Pela primeira vez, em 30 anos, a TV Globo quebrou a tradição da vinheta com a Globeleza. Se não tem carnaval, como teria a mulata?
A estreia da primeira dançarina ousada nas telinhas da emissora foi em 1991, com Valéria Valenssa, que ficou no posto por 13 anos, até 2004 ¯ a ideia foi do designer Hans Donner, marido de Valéria à época, e a música-tema ( “…Na tela da TV no meeeeio desse povo, a gente vai se ver na Globo…”), composta pelo sambista Jorge Aragão.
Depois, vieram várias outras igualmente bonitas: Giane Carvalho (2005), Aline Prado (2006-2013), Nayara Justino (2014) e Erika Moura (de 2015 em diante). Diante da quebra da tradição, a coluna procurou a Globo para saber a quantas anda o posto de Globeleza. A emissora diz que, apesar de não acontecer este ano, a Globeleza segue sendo o símbolo da cobertura carnavalesca da empresa. E Erika Moura a mulata ‘plin plin’ do (próximo) carnaval.
Por Acyr Méra Júnior