A cidade alagada — ou seja, as chuvas de verão marcam o segundo dia do ano no Rio e coloca em teste o trabalho do novo prefeito, Eduardo Paes, que estava grudado nas câmeras do Centro de Operações Rio (Cor), já às sete da manhã deste sábado (02/01). De acordo com o Cor, choveu a metade da média mensal no Jardim Botânico, 73mm, o que fez ceder o asfalto na altura do número 497, local do mesmo estrago no ano passado.
A cidade entrou em estágio de atenção às 10h45, no terceiro nível numa escala de 5 e, nas redes sociais, os vídeos da aguaceira brotam a cada segundo e impressionam. A Rua Jardim Botânico, que tem esse problema recorrente, foi interditada. “A nossa preocupação é ter um time atento. A Secretária de Conservação, a Comlurb, todo mundo mobilizado para dar as respostas o mais rápido possível”, disse Paes. Foram 21 sirenes acionadas em favelas até o momento — na Rocinha parecia um rio, como no vídeo abaixo. E, pelas previsões do Climatempo, a Prefeitura vai ter que trabalhar incessantemente até o dia 9 de janeiro, que é só quando cessam as águas. Estaria São Pedro testando Zé Pilintra?
Muita chuva hoje de manhã na Rocinha.#cuidese #chuva#rocinha pic.twitter.com/nItyWdhMAE
— Rio de Nojeira (@RiodeNojeira) January 2, 2021
Muita chuva de manhã na Zona Sul, principalmente na área de Rocinha e Vidigal.#cuidese #chuva #rocinha #vidigal pic.twitter.com/fG0Ln5h1Q8
— Rio de Nojeira (@RiodeNojeira) January 2, 2021
@chuva @alertario24hrs largo da abolição! pic.twitter.com/ibSKBtcF6L
— mira mainum erra minha pequena (@cassemiro3) January 2, 2021
Chuva e Ventania arrancam o Telhado da Igreja Universal em Madureira. pic.twitter.com/dfMFwl8YV5
— Alerta Rio 24 Horas (@alertario24hrs) January 2, 2021
Cascadura: Rua Nerval de Gouveia pic.twitter.com/OSN4LrzZwz
— Alerta Rio 24 Horas (@alertario24hrs) January 2, 2021