numero:✓ E… como disse o ator Aloísio de Abreu: “Graças a Deus, vai chegar uma frente fria, e a temperatura vai despencar para 32 graus…! Saudade desse clima escandinavo! Botas, pulôver e casado de neve”.
numero:✓ Quem aí se identifica: “Sou o Benjamin Button da disposição: na segunda, acordo igual a um idoso e na sexta estou jovem”.
numero:✓ Muita gente quer saber onde Carlos Bolsonaro arrumou aquele batedor de pingolim de silicone na panela. Veja aqui.
numero:✓ Com as praias liberadas neste calorão e com o crescimento da covid, o negócio é apelar para a consciência dos cariocas. A Orla Rio vai fazer mais uma blitz com distribuição gratuita de máscaras e álcool em gel no domingo (17/01), na praia de Copacabana.
numero:✓ Se quiser dar uma refrescada, o BarraShopping inicia a temporada da pista de patinação no gelo, na Praça de Eventos, deste sábado (16/01), até dia 5 de março, das 11h às 22h. O espaço tem 200m² e é para todas as idades — vale, inclusive, filmar aquela videocassetada.
numero:✓ Rolando nas redes: “Esse Pazuello está muito papo de carioca — ministro, vamos iniciar a campanha de vacinação nacional contra o vírus mortal? — Demorô, já é. — Mas tipo quando? Uma data. — Ué, bora marcar”.
numero:✓ A partir deste sábado (16/01), Tom Jobim, Rita Lee e Ella Fitzgerald vão ter seus repertórios cantados em lives do Teatro Prudential, na Glória, com a “Série Tributos”, sempre aos sábados, às 20h, no YouTube (/teatroprudential). Quem abre a série é a atriz, dubladora e cantora Letícia Soares, interpretando Ella Fitzgerald.
numero:✓ Meu instinto imediato é que você se desligue das notícias, a não ser que tenha compromisso no dia D, na hora H.
numero:✓ O “XVI RioHarpFestival” vai reunir 15 harpistas de nove países (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Peru, México, Equador), além de orquestras de projetos sociais, a partir desta sexta (15/01) até dia 8 de fevereiro, em diversos horários, com transmissão pelo YouTube (/CedroRosaMusic). A programação está aqui.
numero:✓ E seguindo o exemplo da Bahia, “Quem tem fé fica em casa”. Se você gosta de Nova York, pode colar na Netflix: “Faz de conta que NY é uma cidade” — dirigido por Martin Scorsese, com a escritora Fran Lebowitz e seu humor ácido.
numero:✓ Para as crianças, a peça “Zé e Nina — A história de uma amizade”, com Leandro Hassum e Elisa Pinheiro, sob direção de Vilma Melo, está no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, sábado e domingo (16 e 17/01), às 17h. Informações no (21) 2540-6004.
numero:✓ Clarice Niskier reestreia a peça “A esperança na caixa de chicletes Ping Pong”, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, sábado e domingo (16 e 17/01), às 18h. Inspirada pelas músicas de Zeca Baleiro, a atriz desfia sentimentos e pensamentos sobre o Brasil, a vida, o sucesso e o amor. Presencial e virtual.
numero:✓ “Tudo que brilha no escuro”, com texto de Luiz Felipe Reis (que fez um texto sobre o espetáculo na coluna) e Julia Lund, é transmitido no sábado e domingo (16 e 17/01), às 19h. Ingressos no Sympla.
numero:✓ Pra quem está com saudade de filosofar de frente para uma obra de arte, o roteiro de exposições aumentou. O CCBBrasil, no Centro, por exemplo, inaugurou retrospectiva da artista japonesa Chiharu Shiota, ncluindo uma instalação de 13 metros de altura — a “Alphonse Mucha: o legado da art nouveau” é uma parceira com a Fundação Mucha, de Praga.
numero:✓ Como publicamos aqui, o Oi Futuro, no Flamengo, apresenta um intercâmbio entre artistas argentinas e brasileiras na mostra “Una(s)”, que ocupa três galerias do prédio com mais de 80 trabalhos, entre fotos, vídeos, gravuras e instalações.
numero:✓ Vale lembrar que a “Ocupação Eduardo Coutinho”, em homenagem ao cineasta, com fotos, documentos, roteiros, anotações, trechos de filmes e objetos, continua em cartaz no Instituto Moreira Salles, na Gávea. Entrada apenas com agendamento pelo site.
numero:✓ No domingo (17/01), a partir das 17h, anota aí uma live diferente: da cantora islandesa Björk, da série de concertos “Björk Orkestral — Live from Reykjavík”, no YouTube (https://www.youtube.com/user/ icelandairwavesfest). Cada apresentação — são mais três, sempre aos domingos — terá canções diferentes, arranjos de Björk tocados por integrantes da Orquestra Sinfônica da Islândia e convidados especiais, sem eletrônicos ou batidas (cujo repertório nesse estilo é extenso).
numero:✓ De um personagem de Guimarães Rosa, em “Grande Sertão, Veredas”: “Ingratidão é o defeito que a gente menos reconhece em si”. Sem mais. Só cuidado pro Rivotril não dá rebote.
Ilustração: Edgar Moura